Programa de Esporte na UFAL

Coordenação: Luiz Rodrigo Augustemak de Lima / Enaiane Cristina Menezes

Descrição: Oferta de modalidades esportivas e práticas corporais à comunidade universitária buscando a promoção da saúde, a melhora na qualidade de vida, a adoção de um estilo de vida saudável e o incentivo a diminuição do sedentarismo. As atividades são desenvolvidas por graduandos dos cursos de Educação Física em formato de monitoria e supervisionada por docentes do IEFE.

Público Alvo: discentes, servidores (técnicos administrativos e docentes) e prestadores de serviço da UFAL.

Período de Vigência: Ano de 2022

Forma de Ingresso: Edital Público Anual

Contato: e-mail: secretaria.extensao@iefe.ufal.br ou whatsapp: 82 3214-1821

FAQ ESPORTE NA UFAL

Participante Servidor

1. Fui aprovado(a) e convocado(a) na seleção do programa Esporte na UFAL. O que devo fazer?
Você só precisa comparecer no dia, horário e local definido para a sua modalidade. Informações presentes no edital.
2. Preciso apresentar algum documento na primeira aula?
Não. Os monitores do Esporte na UFAL estarão cientes da chegada dos novos participantes. Estarão também com o nome de vocês na lista de frequência.
3. Não encontrei o local da minha modalidade. E agora?
O Complexo Esportivo da UFAL é bem dinâmico, facilmente você encontrará alguém que possa te ajudar a encontrar o local da sua aula. Chegue alguns minutos antes e você encontrará. Existe também a sala de Coordenação de Extensão, responsável pelo Programa Esporte na UFAL, localizada no bloco de salas de aulas do IEFE. O bloco fica em frente à Reitoria.
4. Sobre o desligamento: sei que há regras relacionadas as faltas. Como devo proceder quando for inevitável faltar?
A regra diz que o participante que tiver 2 faltas consecutivas ou 3 faltas alternadas sem justificativa durante um determinado mês, será automaticamente desligado da turma. Então sempre justifique a sua falta diretamente com o monitor da modalidade. O monitor levará a sua justificativa ao professor coordenador da modalidade. A apresentação da justificativa pode ser tanto oral quanto por escrito/documental. Obs.: também poderá ser excluído do Programa o participante que apresentar comportamentos antiéticos, antidesportivos e/ou outros tipos de comportamentos que possam causar impedimentos no desenvolvimento das atividades pelos monitores e professores do Programa.
5. Quero me desligar do programa Esporte na UFAL. Como proceder?
Você poderá solicitar o desligamento das atividades, a qualquer tempo, por escrito, através de formulário próprio entregue ao Monitor(a) da turma.
6. Nunca fui praticante da modalidade em que fui selecionado(a), posso participar mesmo assim?
Sim, todas as modalidades aceitam participantes de diferentes níveis.
7. O que devo fazer caso queira trocar de modalidade ou de horário?
Só é possível mudar se tiver vaga na modalidade e essa modalidade não tiver cadastro de reserva.

Participante Estudante

2. Preciso apresentar algum documento na primeira aula?
3. Não encontrei o local da minha modalidade. E agora?
5. Quero me desligar do programa Esporte na UFAL. Como proceder?
Sim, todas as modalidades aceitam participantes de diferentes níveis.
7. O que devo fazer caso queira trocar de modalidade ou de horário?

Monitor

1. Onde devo encaminhar a minha frequência?
As frequências dos monitores do esporte na UFAL são todas digitais e todo o procedimento é feito pelo AVA/Moodle. O formulário em branco pode ser baixado no AVA, preenchido e assinado digitalmente. O envio também é feito pela página do AVA por meio do link. Lembre-se o formulário deverá estar assinado pelo professor coordenador da modalidade e por você.
2. Sou monitor voluntário, também devo encaminhar a frequência?
Sim, por meio dela que será gerada a sua declaração de participação como monitor do programa.
3. Para onde encaminho a lista com os desistentes da modalidade que sou monitor?
A lista poderá ser encaminhada para o email da coordenação de extensão secretaria.extensao@iefe.ufal.br, entregue pessoalmente na sala da coordenação, ou ainda, pelo nosso WhatsApp 82 9118-9039.
4. Em caso de vacância de bolsa, como são selecionados os novos monitores bolsistas?
As bolsas do Programa Esporte na UFAL são financiadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES (Decreto 7.234/2010), e portanto, a seleção dos monitores é realizada por meio de Edital organizado com a Pró-Reitoria Estudantil. Então, no caso de vacância de bolsa, o próximo monitor a ser chamado é o que consta na lista de reserva, seguindo a ordem estabelecida pelo resultado do edital.
5. Não recebi minha bolsa. Como proceder?
Entre em contato com a coordenação de extensão do IEFE secretaria.extensao@iefe.ufal.br explicando sua situação para os encaminhamentos necessários sejam feitos a Pró-Reitoria Estudantil e a Gerência de Esportes.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenação de extensão através de e-mail: secretaria.extensao@iefe.ufal.br ou whatsapp: 82 3214-1821.