Histórico
A formação do profissional de Educação Física estruturou-se no Brasil desde o início do século passado, tendo sido influenciada pela Instituição Militar. A ampliação do número de Instituições formadoras iniciou-se a partir da década de 30 do mesmo século, quando foi criada a primeira Escola de Educação Física e Desportos, na Universidade de São Paulo. Ao longo do tempo, a Educação Física cresceu, se desenvolveu e foi implementada em várias Instituições de Ensino Superior no país. Na UFAL, o curso de Educação Física foi criado em 1974, ofertando inicialmente a Licenciatura e, desde então, sempre procurou atender o compromisso social e político com a qualidade acadêmica que nos confronta com constantes desafios.
Em 1987, o governo apresentou uma nova proposta para a formação em Educação Física, através da Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação. Esta alteração foi precedida por um longo debate nacional e procurou alterar a formação, no sentido de propiciar um maior equilíbrio entre os conhecimentos tratados ao longo do curso. Em verdade, esta Resolução ampliou a formação do professor de Educação Física, a medida em que passa a lhe conferir o título de Bacharel e/ou Licenciado.
No que diz respeito aos referenciais curriculares, a Resolução nº 03/87 é reconhecida como um importante avanço por ter assegurado a autonomia e a flexibilidade para que as Instituições de Ensino Superior pudessem estabelecer seus marcos conceituais, os perfis profissionais desejados, bem como, elaborar as ementas, fixar carga horária para cada disciplina e definir nomenclaturas, enriquecendo o currículo pleno, sem desrespeitar as peculiaridades regionais. E assim, devido a esta Resolução, além da revisão dos clássicos cursos de Licenciatura, também puderam ser criados os cursos de Bacharelado.
Nesse contexto, e a partir de uma necessidade regional, em 2006, foi criado o Curso de Educação Física/Bacharelado da UFAL, por entendermos que, a Educação Física é realmente um campo de intervenção profissional abrangente. Por meio das suas diferentes manifestações e expressões das atividades físicas (movimento, da motricidade humana), a Educação Física pode prestar variados e importantes serviços à sociedade, não só no ambiente escolar, mas também fora deste, permitindo, quando bem orientada, o favorecimento da socialização, exercício da cidadania, desenvolvimento da consciência corporal, das potencialidades esportivas, da promoção da saúde e da qualidade de vida.
A partir de então, o desenvolvimento dos cursos de Educação Física da UFAL (Licenciatura e Bacharelado), culminou na necessidade de criação de uma nova unidade acadêmica, específica para seus cursos. Finalmente, no final do ano de 2017, foi criado o Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), como nova unidade acadêmica.