AtendeBio

Avaliação e orientação em fisiologia e bioquímica para praticantes de exercícios físicos

O projeto é vinculado ao Laboratório de Pesquisas em Exercício Físico e Metabolismo (LAPEFIM).                                                         

Descrição: A principal causa do surgimento das doenças crônico-degenerativas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, entre outras) foi o aparecimento das denominadas hipocinesias, ou seja, desordens orgânicas causadas pela falta ou insuficiência de movimento humano e estão associados aos denominados fatores de risco cardiovascular, tais como obesidade, dislipidemia e o sedentarismo. O sedentarismo é considerado um fator determinante de agravos à saúde. Seu combate, através da prática de exercícios físicos, é estimulado, atualmente, para prevenção e tratamento dos fatores de risco cardiovascular. Existem evidências bastante significativas da influência do exercício físico na melhoria da saúde. Uma das possibilidades de beneficiar à saúde através do exercício é melhorar os marcadores sanguíneos e fisiológicos associados às doenças cardiovasculares.
Além disso, avaliações bioquímicas e fisiológicas em atletas de várias modalidades esportivas também são ferramentas fundamentais para um adequado acompanhamento e orientação no fornecimento de substratos energéticos, imposto pelo metabolismo, e das funções dos diversos sistemas orgânicos. Um objetivo da bioquímica e fisiologia esportiva é fornecer informações para que o atleta alcance um melhor desempenho atlético.
Portanto, este projeto extensionista propõe contribuir com a comunidade alagoana, adultos e idosos (participantes de programas/projetos de extensão e atletas), visando à superação das doenças hipocinéticas e melhoria do desempenho atlético, através da implantação de um acompanhamento fisiológico/metabólico, a partir de uma abordagem interdisciplinar, em praticantes de exercícios físicos.
O projeto será desenvolvido no Complexo Esportivo do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para indivíduos participantes de programas/projetos de extensão vinculados ao IEFE, atletas da FAA e AETRI, e/ou atletas que usam o espaço para treinamento. Todas as atividades de avaliação e orientação serão acompanhadas e desenvolvidas pelos docentes (coordenador e orientadores) do IEFE e ICBS, e discentes dos cursos de Educação Física do IEFE.

Objetivos: Realizar avaliação e orientação fisiológica e metabólica em praticantes de exercícios físicos no IEFE/UFAL.

Público alvo: Participantes (incluindo atletas) que utilizam o espaço do Complexo Esportivo do IEFE/UFAL para prática de exercícios físicos.

Coordenador: Eduardo Seixas Prado