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Educação para Saúde em práticas corporais para escolares da educação básica no estado de Alagoas

A temática saúde é considerada um tema contemporâneo transversal da Base Nacional Comum Curricular, mas poucos docentes da Educação Física realizam debates sobre o assunto acoplados às unidades temáticas de ensino. Uma das formas de visualizar tal constatação é averiguação da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2019) para Alagoas que indica um alto índice de escolares insuficientemente ativos, com comportamento sedentário e expostos à comportamentos de riscos (alimentação de ultraprocessados, consumo de álcool, drogas e sexo não protegido). O objetivo do projeto é ofertar práticas corporais no contraturno e/ou intervalo com o tema transversal saúde para escolares oriundos de instituições públicas da educação básica do estado e Alagoas. Podem participar dos projetos estudantes regularmente matriculados na educação básica pública do Estado de Alagoas. As atividades serão ofertadas de 2 a 3 vezes por semana, por 50 minutos de duração, no contraturno escolar e/ou intervalo da aulas regulares, ministrados por discentes do curso de graduação de Educação Física, nos espaços do complexo esportivo do Instituto de Educação Física e Esporte e/ou nas instituições escolares. Espera-se: (a) elevar o nível de atividade física e a diminuição do comportamento sedentário dos participantes; (b) aumentar o acesso ao conhecimento sobre o comportamento em saúde, estilo de vida, qualidade de vida em bem-estar para escolares; (c) auxiliar na construção de atitudes nos escolares para contribuir para o engajamento de mudanças de comportamento em saúde do contexto social e familiar dos participantes; (d) construir um banco de dados com materiais e produtos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem que possibilite a interseção do tema contemporâneo transversal saúde com as diversas unidades temáticas do ensino de Educação Física na Base Nacional Comum Curricular que possam ser utilizados em outras experiências pedagógicas; (e) fomentar a prática pedagógica dos discentes universitários para um campo de experimentação para além do estágio supervisionado, programa de residência pedagógica e programa de iniciação à docência.

COORDENADOR: ANTONIO FILIPE PEREIRA CAETANO