Centro de Cultura Digital do IEFE/UFAL começa a funcionar nesta segunda-feira, 23 de maio de 2022

O Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (IEFE/UFAL) abre as portas do Centro de Cultura Digital para a sua comunidade de estudantes, docentes e demais servidores.
Por Silvan Menezes dos Santos
23/05/2022 11h22 - Atualizado em 23/05/2022 às 11h24

Localizado na Sala 1 do bloco de salas de aula do IEFE/UFAL, o Centro tem como objetivo geral democratizar o acesso aos fenômenos, artefatos e dinâmicas da era hiperconectada, em uma perspectiva instrumental, crítica e criativa, para a promoção da cidadania e para a formação de mediadoras/es culturais ativos da contemporaneidade. Ele é coordenado pelo Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais, juntamente com a direção do IEFE/UFAL.

De início estão disponíveis para acesso e uso seis computadores de mesa e mais cinco pontos de internet para conexão via cabo em notebooks pessoais. Especificamente, o Centro também tem como objetivos:

• Instrumentalizar a comunidade universitária para o uso e apropriação de Tecnologiais Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).
  • Promover a acessibilidade e a conectividade digital para a comunidade universitária do Instituto.
  • Formar, criticamente, a comunidade universitária para os multiletramentos e para o exercício da cidadania participativa.
  • Estimular a criatividade e a perspectiva colaborativa da cultura digital nos processos de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento científico e na promoção de atividades de extensão.

Início _ 23_05_22.jpg

Fonte: Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais

A abertura e manutenção diária deste espaço conquistado e organizado estará sob a responsabilidade do grupo de estudos Remix, por meio dos seus membros pesquisadores e pesquisadoras, e também dos monitores e monitoras vinculados ao Projeto de Extensão "Rádio IEFE", desenvolvido pelo grupo. O quadro com o horário de funcionamento do Centro ficará disponível nos murais do IEFE/UFAL, conforme imagem a seguir:

CCD - Quadro de Horários 2022.1_page-0001.jpg

Em breve o Centro de Cultura Digital trará novidades para a comunidade do IEFE/UFAL por meio de cursos de curta duração, eventos e outras atividades formativas voltadas para o uso crítico-criativo das mídias e tecnologias digitais.