Polo IEFE/UFAL do Mestrado Profissional em Educação Física apresenta seis trabalhos em Congresso Internacional

Por Coordenação do ProEF - IEFE/UFAL
- Atualizado em

Docentes e discentes do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (IEFE/Ufal), vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), apresentaram seis trabalhos na segunda edição do Congresso Internacional de Educação Física Escolar (CIEFE), realizado em São Paulo - SP, de 16 a 18 de maio de 2024.

Organizado pela Coordenação e pela Rede Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física, juntamente com a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), o evento foi realizado pela própria Unesp nas dependências da Universidade Paulista (Unip), campus Vergueiro, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Ele ocorreu de forma híbrida, contando com atividades presenciais, remotas e transmissão on-line das principais conferências e mesas (é possível assistir clicando aqui).

O objetivo do evento é "promover o diálogo e a troca de experiências no contexto da Educação Física Escolar". Além disso, com ele pretende-se "[...] consolidar sua presença no calendário científico, estabelecendo relações colaborativas entre membros do PROEF e pesquisadores renomados internacionalmente", bem como "[...] integrar a educação, a educação física e a sociedade, proporcionando um espaço de reflexão sobre os desafios presentes e futuros na área da Educação Física Escolar".

O Congresso contou com 275 trabalhos aprovados, entre pesquisas concluídas, relatos de experiência e produtos educacionais. Contabilizou mais de 400 inscritas/os, oriundas/os de 24 estados brasileiros. Mais de 60% destas/es foram professoras/es da educação básica. Foram três dias de muitos encontros, trocas e ricos debates em uma vasta programação composta por palestras, conferências, mesas, seções temáticas e apresentações de trabalhos em comunicações orais e pôsteres.

O Polo IEFE/Ufal do ProEF marcou presença no evento, estando representado pelas/os docentes Neiza Fumes, Soraya Dayanna, Viviane Sarmento, Miraíra Manfroi e Silvan Menezes, juntamente com as/os discentes José Samuel Ferreira, Maria Heloise, Thais Bispo, Ednaldo Silva, Arthur Gonçalves e Jefferson Pereira.

Da esquerda para a direita: Soraya Dayanna, Miraíra Manfroi, Ednaldo Silva, Jefferson Pereira, Arthur Gonçalves, Viviane Sarmento, Maria Heloise, Thais Bispo, José Samuel, Neiza Fumes e Silvan Menezes.

Na ocasião as/os representantes do IEFE/Ufal apresentaram os seguintes trabalhos:

- REFLEXÃO SOBRE OS JOGOS TRADICIONAIS: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ALAGOAS de Arthur Douglas da Silva Gonçalves

- INFÂNCIAS DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DO PROEF/UFAL: POTÊNCIAS E DESAFIOS de Miraíra Noal Manfroi; Arthur Douglas da Silva Gonçalves; Humberto Jorge de Souza Maia Filho; Maria Heloise Silva dos Santos ; Márcio de Oliveira Santos; José Samuel Ferreira

- PROFESSORES(AS) DA PRIMEIRA TURMA DO PROEF/UFAL E SUAS INFÂNCIAS INTERIORANAS de Ednaldo Luiz da Silva; Gizelma Epifânio Barros; Jilvania Santana dos Santos; Jefferson Ferreira de Moura Pereira; Thais de Vasconcelos Bispo; Miraíra Noal Manfroi

- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIALOGAR PARA GERAR PERTENCIMENTO de Thais de Vasconcelos Bispo; Jilvania Santana dos Santos; Leonea Vitoria Santiago

- A PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA de Maria Heloise Silva dos Santos

- PROEF - IEFE/UFAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ÊNFASE NA INCLUSÃO de Viviane Nunes Sarmento; Soraya Dayanna Guimarães Santos; Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Ao fim, a coordenação nacional do Programa informou que a intenção é manter a realização do CIEFE de modo bianual, oportunizando assim que todas/os as/os estudantes e egressas/os do curso possam participar deste espaço de integração dos estudos em Educação Física Escolar do país.