Uncisal e Ufal aprovam mestrado profissional em Educação Especial

Mestrado Profissional em Educação Especial aprovado pela CAPES

13/07/2023 09h08 - Atualizado em 01/04/2024 às 16h39
Reunião do grupo de trabalho para a proposta do mestrado profissional em Educação Especial  (imagem retirada do endereço: https://www.uncisal.edu.br/noticias/uncisal-e-ufal-ofertam-primeiro-mestrado-profissional-em-educacao-especial-de-alagoas)

Reunião do grupo de trabalho para a proposta do mestrado profissional em Educação Especial (imagem retirada do endereço: https://www.uncisal.edu.br/noticias/uncisal-e-ufal-ofertam-primeiro-mestrado-profissional-em-educacao-especial-de-alagoas)

Sobre a construção do mestrado profissional em Educação Especial

    Considerando a expertise, a maturidade acadêmica, a relevância e os impactos, pesquisadores e professores da UNCISAL e da UFAL começaram a planejar e a articular coletivamente, no primeiro semestre de 2019, a proposta de criação de um curso de mestrado profissional em Educação Especial. Nesse período, muitos docentes das referidas instituições já acumulavam em seus currículos uma importante experiência no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa em Educação Especial - alguns deles com envolvimento e orientação em outros programas de pós-graduação.
Há de se ressaltar ainda que, a proposta do curso de mestrado profissional em Educação Especial foi elaborada por muitas mãos, o que exigiu uma série de reuniões coletivas quinzenais e/ou mensais, tanto presenciais como virtuais, assim como a manutenção da comunicação em encontros informais e/ou por meio de aplicativos de mensagens, tudo isso para compreender melhor o potencial do grupo formado e o fio condutor que conectava os professores e pesquisadores da UNCISAL e UFAL em um projeto comum.
    Cumpre destacar, também, que o grupo de professores proponente do Mestrado Profissional em Educação Especial recebeu apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação da UNCISAL e UFAL, que colaboraram com o assessoramento individualizado, disponibilização dos documentos de área e outros necessários à construção da APCN, articulação de visitas técnicas e facilitação com consultores da Capes. A adoção de tais medidas, por sua vez, reafirma o comprometimento das instituições proponentes com a abertura do curso de Mestrado Profissional em Educação Especial. Destaca-se, também, que a construção da proposta de Mestrado Profissional em Educação Especial foi endossada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), que compreende sua implantação como uma necessidade social do estado e região.

Potencial de impacto do curso de mestrado profissional em Educação Especial


    A aprovação do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES), proposto pela parceria entre duas Instituições de Ensino Superior públicas do estado de Alagoas (UFAL e UNCISAL), se assenta nos princípios e características de um mestrado profissional, que cada vez mais tem sido valorizado pelos setores públicos e privados e, até mesmo, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A oferta de um Mestrado Profissional em Educação Especial no estado de Alagoas e, especificamente, na cidade de Maceió poderá proporcionar formação continuada para profissionais de diferentes áreas do conhecimento, o que favorecerá o trabalho interdisciplinar nas instituições educacionais, em diferentes níveis e modalidades de ensino, além de resultar em uma formação mais reflexiva. O Mestrado contribuirá com o desenvolvimento de inovações tecnológicas, pedagógicas e de propostas de serviços de apoio à inclusão para as escolas nas quais os profissionais envolvidos atuem ou possam atuar.

    Sobre os coordenadores do curso de mestrado profissional em Educação Especial

- Prof. Dr. David dos Santos Calheiros - UNCISAL
- Prof.ª Dr.ª Neiza de Lourdes Frederico Fumes - UFAL

    Todo o processo seletivo para ingresso de discentes no PROPGEES, bem como o número de vagas, obedecerá aos critérios estabelecidos em edital específico a cada ano. O edital de seleção será único para ambas as instituições associadas e deverá mencionar o número de vagas para cada instituição. No momento da inscrição para o processo seletivo, o candidato deve fazer a opção pela instituição que ele irá concorrer. A abertura de turmas para entrada de novos alunos será anual e a pontuação e peso de cada etapa de avaliação específica serão definidos no respectivo edital do processo seletivo. O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar sua matrícula na mesma instituição na qual fez a inscrição para o processo de seleção, dentro dos prazos fixados pelo calendário escolar do PROPGEEs.
   As disciplinas serão oferecidas preferencialmente na instituição de origem do docente, cabendo ao discente o deslocamento para o local da aula. A UNCISAL e a UFAL contarão com salas de aulas exclusivas em seus polos, com previsão de pelo menos duas em cada instituição. Pelo fato de as duas instituições estarem localizadas na mesma cidade, em uma distância de apenas 18,8 km, as disciplinas ocorrerão no formato presencial, com a possibilidade de uso complementar da modalidade à distância (os alunos contarão com salas equipadas com computadores e laboratórios para pesquisa). A divulgação prévia dos locais deverá ser feita no período de matrícula da disciplina, a fim de viabilizar a mobilidade discente e a simultaneidade das aulas.
Para obtenção do diploma, o mestrando deverá ter atendido todas as exigências previstas no Regulamento interno do PROPGEES e ser aprovado no exame de defesa da dissertação. A emissão dos documentos curriculares do discente e a expedição do diploma será de responsabilidade da instituição de matrícula do aluno.

    O Programa será o primeiro do estado. É o segundo curso do Nordeste. No Brasil, são apenas quatro cursos na área de Educação Especial.

OBJETIVO GERAL
   

   Formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento com competências técnicas para atuar colaborativamente no campo da Educação Especial, a partir de bases teórico-metodológicas aplicadas com vistas a minimizar as barreiras do processo de escolarização do público alvo da Educação Especial relacionadas à formação de recursos humanos, a oferta de serviços de apoio e ao uso de diferentes tecnologias educacionais, contribuindo para a formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento capazes de atuar de forma inovadora, colaborativa e inclusiva, nos diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino.

INFORMAÇÕES

    Aberto paras as diferentes áreas do conhecimento. Poderá participar qualquer pessoal que tenha diploma de ensino superior.

    O edital de seleção deverá sairá ainda este ano.