Laboratório Aplicado em Estudos de Educação Física, Esporte e Lazer (LaEL)

Cultura, Esporte, Lazer e Sociedade

Esta linha tem por objetivo a discussão sobre a história do esporte e lazer físico-esportivo, bem como a compreensão da maneira como estas manifestações são interpretadas pelos sujeitos. Propõe o estudo sobre as Políticas Públicas e as formas de financiamento do Esporte pelo Estado Brasileiro. Busca-se como temas transversais a Sociologia do Esporte, História do Corpo, as Relações de Gênero, História da Educação Física, do Esporte e das Práticas corporais no contexto Alagoano.

Educação Física e Promoção da Saúde

O objetivo é estudar questões relacionadas à prevenção e promoção da saúde nos ambientes formais e não-formais de ensino. Busca-se o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas a discussão do conteúdo saúde enquanto tema contemporâneo transversal. Busca-se a construção de produtos pedagógicos, levantamento de indicadores de saúde e avaliações físicas nas populações escolares e comunidade em geral objetivando o desenvolvimento de um estilo de vida mais ativo e saudável.

Pedagogia do Treinamento Desportivo

Esta linha tem como objetivo a discussão sobre métodos e técnicas do treinamento voltado ao esporte de rendimento. Pretende-se o desenvolvimento de reflexões sobre tática de jogo, comportamento motor, ações de jogo, aperfeiçoamento de fundamentos da prática esportiva.

Práticas Pedagógicas e Metodologias na Educação Física Escolar

Esta linha tem como objetivo a discussão sobre metodologias de ensino e ações pedagógicas sobre as práticas corporais orientadas sobre a BNCC e outros documentos formais que institucionalizam o ensino de Educação Física em Alagoas. Busca-se a formulação de aulas diferenciadas, desenvolvimento de produtos educativos e modelos de intervenção inovador contribuindo para o fazer pedagógico dos Professores/as da Educação Básica.

Primeiro Líder: Prof. Dr. Eriberto José Lessa de Moura

Segundo Líder: Prof. Dr. Antônio Filipe Pereira Caetano