Docentes
ALESSANDRA BONORANDI DOUNIS
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) com especialização em Tecnologia Assistiva (2006), em Desenvolvimento Humano e Reabilitação na Área de Saúde da Criança (UFPE - 2000), Mestrado em Educação, na área de Processos Educativos Inclusão e Diversidade pela UFAL e Doutorado em Educação pela UFAL, na linha de pesquisa Educação e Inclusão de pessoas com deficiência ou sofrimento psíquico. Atualmente é terapeuta ocupacional do CER III da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde, atuando no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e no Mestrado Profissional em Educação Especial. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional em Neurologia e no Contexto da Educação, com formação nos Cursos Básico e Avançado de Bebê - Conceito Neuroevolutivo Bobath, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar, consultoria colaborativa, tecnologia assistiva e disfunções neuromotoras.
E-mail: alessandra.dounis@uncisal.edu.br
BRUNO CLEITON MACEDO DO CARMO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2007), graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2006), graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2018), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas atuando nos cursos de Licenciatura em Educação Física, no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP/UFAL) e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES UFAL/UNCISAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: censo educacional, inclusão, educação especial, educação física e gênero.
E-mail: bruno.carmo@arapiraca.ufal.br
CARMEN SILVIA MOTTA BANDINI
Possui graduação em Psicologia e mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologia e do Programa de Mestrado em Educação Especial na mesma instituição. É Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC (Associação Brasileira de Ciências do Comportamento - Certificado 002/2020) e desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino na Saúde, Psicologia, Educação Especial e Educação, com ênfase em projetos destinados à programação de ensino de habilidades e competências e de aquisição de repertórios de leitura e de escrita.
E-mail: carmen.bandini@uncisal.edu.br
DANIELA MENDONÇA RIBEIRO
Daniela Mendonça Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação Especial e pós-doutorado em Psicologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial, com ênfase no ensino de habilidades de linguagem e de habilidades acadêmicas para crianças com autismo e com dificuldades de aprendizagem.
E-mail: daniela.ribeiro@cedu.ufal.br
DAVID DOS SANTOS CALHEIROS
Doutor e Mestre em Educação Especial, com formação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Terapia Ocupacional, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Exerce a função de Professor Adjunto na UNCISAL, com atuação nos cursos de graduação em Licenciatura em Educação Física e Bacharel em Terapia Ocupacional. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, atua como Docente do Mestrado Ensino na Saúde e Tecnologia (MEST/UNCISAL) e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES), das instituições associadas UNCISAL e UFAL.
E-mail: david.calheiros@uncisal.edu.br
DEISE JULIANA FRANCISCO
Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Especialização em Filosofia Contemporânea (2017), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tenho PosDoc no PPGFHC/UFBA. Atualmente sou professora Associado IV da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, Sou professora e orientadora no PPGCTI-UFERSA e do PROPGEES. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, ética, tecnologias digitais, informática na educação.
E-mail:
EMANUELE MARIANO DE SOUZA SANTOS
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2007), mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2014) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES), das instituições associadas UNCISAL e UFAL.
E-mail: emanuele.santos@uncisal.edu.br
EMANUELLA PINHEIRO DE FARIAS BISPO
Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Saúde da Família pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNCISAL, Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PROPGEES) pela UNCISAL. Atualmente é professora Adjunta do Centro de Ciências Integradoras do Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e de Políticas Públicas da UNCISAL. Docente Titular do Curso de Medicina do Centro Universitário - CESMAC.
E-mail: emanuella.bispo@uncisal.edu.br
HELOISA HELENA MOTTA BANDINI
possui graduação em Fonaudiologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e pos doutora pela mesma Universidade. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e professora do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia da UNCISAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência auditiva, aparelhos de amplificação sonora individual, leitura e escrita. Também tem experiência em Saúde Publica, na gestão de redes de atenção a saúde.
E-mail: heloisa.bandini@uncisal.edu.br
LEONARDO BRANDÃO MARQUES
Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP) e visiting scholar da Harvard Graduate Schol of Education (HGSE, Cambridge, MA, US), no período de 2024 e 2025.Trabalho na interface entre os processos de aprendizagem, a Computação (IA) e a Educação. Atualmente, pesquiso sobre os seguintes temas: análise do comportamento, informática na educação, aprendizagem relacional, alfabetização e gamificação. Sua Tese foi selecionada para concorrer como melhor Tese de 2015 do PPGPSI UFSCar. Sou autor/co-autor de mais de 40 publicações em periódicos ou conferências nas áreas de Aprendizagem Ida Leitura, Inteligência Artificial na Educação e acessibilidade, tendo publicado em veículos de grande reputação nestas áreas (Computers In Human Behavior, o International Journal of Artificial Intelligence in Education e o Smart Learning Environments). É revisor de periódicos internacionais (e.g., Acta Comportamentália, Frontiers in Artificial Intelligence, Smart Learning Environments) na área de Psicologia da Aprendizagem. Membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais (e.g., International Conference on Artificial Intelligence in Education - AIED, Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - IHC, International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT, e Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO). É membro da Sociedade Brasileira de Computação, da Association for Computing Machinery - ACM e da Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE. Meu mais recente projeto busca integrar Inteligência Artificial no Ensino das habilidades inicias de Leitura. É diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - IC/UFAL) e foi integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE). Também atuo como consultor do Ministério da Educação do Brasil, desde 2017, em projetos relacionados à avaliação de tecnologias educacionais e REDs. em especial aspectos relacionados à acessibilidade. Coordenador da Avaliação de Acessibilidade das Obras do PNLD. Coord. do convênio celebrado entra a UFAL e São Sebastião do projeto interinstitucional "Programa NEES de Promoção da Equidade Educacional".
E-mail: leonardo.marques@cedu.ufal.br
MARA CRISTINA RIBEIRO
Com Doutorado em Ciências (2012) e Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica (2005), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Saúde Pública (2002) pela Universidade de Ribeirão Preto e graduação em Terapia Ocupacional(1996) pela USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da RENASF/FIOCRUZ (Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família) na nucleadora UNCISAL e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (UNCISAL/UFAL). Atuou como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC e do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da UNCISAL. Foi Pró-Reitora Estudantil, gerente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano, coordenadora da Faculdade de Terapia Ocupacional da UNCISAL e membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Ações sobre Drogas. Participou no ano de 2009 da Delegação Brasileira de Missão de Trabalho na Università Degli Studi di Torino, na Itália, como componente da equipe de gestão da UNCISAL. É membro fundadora e titular da Academia Alagoana de Educação. Tem experiência na assistência, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva, em Saúde Mental, em Ensino em Saúde e em Terapia Ocupacional. Nos últimos anos vem desenvolvendo análises sobre a Metodologia da Pesquisa Qualitativa Aplicada à Saúde e à Educação e atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e práticas em saúde, tecnologias de ensino e cuidado, ações territoriais, terapia ocupacional, reabilitação psicossocial, desinstitucionalização e interdisciplinaridade. Em sua produção científica tem publicado dezenas de artigos em periódicos, livros e capítulos de livros, além de participações e publicações em eventos científicos na área da educação e saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Saúde Coletiva e vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Saúde e Sociedade - ambos pela UNCISAL; e membro do Grupo de Pesquisa Saúde, Trabalho e Sociedade pelo CESMAC, todos certificados e cadastrados no CNPq.
E-mail: mara.ribeiro@uncisal.edu.br
NÁGIB JOSÉ MENDES DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia, pela Universidade Federal de Alagoas (2008); especialização em Psicopedagogia, pelo Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas - IBESA (2009); Mestre em Educação Brasileira (2014), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação - CEDU / UFAL; e é Doutor em Educação, pelo mesmo programa (2023). Atualmente exerce a função de docente no Curso Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões; e participa como membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) situado no mesmo Campus. Tem experiência na área de Educação com ênfase na Educação de Surdos, e desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Libras, Educação bilíngue, Atendimento Educacional Especializado à pessoa com surdocegueira e formação de professores sobre surdez, surdocegueira e múltipla deficiência.
E-mail: nagib.santos@fale.ufal.br
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL e no curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), do IEFE/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual. Foi coordenadora do Curso de Formação de Professores da Educação Básica para o Atendimento do Aluno com Deficiência Intelectual, financiado pelo FNDE/MEC, Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB. Foi criadora e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas, do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada (GEEAMA). É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB e foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual. Foi representante para a América Latina da International Association of Adapted Physical Activity (ISAPA) entre 2015 e 2020. Foi presidente da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) entre 2018-2022 e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) entre 2018-2021.
E-mail: neiza.fumes@iefe.ufal.br
SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Doutora em Educação (PPGE/CEDU/UFAL - 2016). Mestre em Educação Brasileira (PPGE/CEDU/UFAL - 2011). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL-2009). Professora adjunta do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE/UFAL), atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/IEFE/UFAL) e no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES/UNCISAL-UFAL). Atualmente é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional(PROEF) e Coordenadora do PIBID-Educação Física (UFAL/Maceió) 2024-2026. É Membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidades (NEEDI/UFAL). Tem experiência nas áreas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e da Educação Física Escolar na perspectiva da diversidade. Tem pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação docente e processo de inclusão do estudante com deficiência da Educação Básica à Educação Superior, além de práticas colaborativas para Educação Inclusiva. Participou do PROCAD-PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA, entre os anos de 2009-2016 (um entre UFAL, PUCSP e ESTÁCIO DE SÁ/RJ e outro com UFAL, PUCSP, UERN e UFPI). Realizou um intercâmbio de mestrado na Pontífica Universidade Católica-SP (2010).Realizou doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra-Portugal (2013/2014). Foi Bolsista de Doutorado Capes (2012-2016). Participou como subcoordenadora do PIBID-Educação Física (UFV). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) entre 2018-2022.
E-mail: soraya.santos@iefe.ufal.br