Grade Curricular
DISCIPLINAS
ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA EM EDUCAÇÃO
Discute o cenário da invisibilidade da pessoa com deficiência e problematiza as crenças e as noções de normalidade, as consequências psicossociais da rotulação. Os modelos de estudo da deficiência e a inclusão como questão de justiça social, proporcionando uma maneira alternativa de pensar a deficiência, deslocada do estudante e de seus corpos, para as inacessíveis estruturas e práticas escolares.
Carga Horária: 60
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Analisar e discutir os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Educação Especial no contexto brasileiro e internacional, assim como os fatores que constituíram a Educação Especial como um campo responsável pelos sujeitos com deficiência. Compreender a organização das modalidades de atendimento educacional destinadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial nas políticas educacionais e os processos de in/exclusão desse público no contexto escolar brasileiro.
Carga Horária: 60
PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Destina-se ao estudo das bases epistemológicas da pesquisa em educação, dos principais elementos constitutivos de uma de investigação científica, dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto de pesquisa, com destaque para suas principais semelhanças e diferenças, e ao acompanhamento e debate dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes do programa durante a disciplina, sob orientação de seu orientador.
Carga Horária: 60
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Análise e discussão das diferentes concepções de avaliação da aprendizagem, das suas dimensões políticas, éticas, pedagógicas e técnicas. Estudo do uso da avaliação na identificação do estudante público-alvo da Educação Especial, no planejamento do ensino e no desempenho acadêmico. Produção de instrumentos de avaliação.
Carga Horária: 60
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA
Análise das concepções e funções da linguagem. As diferentes formas de comunicação. Estudo da Comunicação Aumentativa e Alternativa: conceito, indicações e usuário. Análise dos recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Elaboração de pranchas para Comunicação Aumentativa e Alternativa. Análise dos Softwares de Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Carga Horária: 60
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS APLICADOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Estudo das definições de criação, inovação e criatividade no processo de produtos em Educação em Especiais. Criar, desenvolver e produzir produtos inovadores em diferentes linguagens, para potencializar o processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial e o trabalho dos profissionais que apoiam essa população no contexto educacional. Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais. O uso da patente para proteção do trabalho intelectual.
Carga Horária: 60
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Análise e discussão do cenário da formação no campo da Educação Especial. Compreensão das demandas para a formação de recursos humanos em Educação Especial, considerando as necessidades do sistema educacional brasileiro e da escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial. Estudo de programas de formação planejados para prover formação inicial ou continuada no campo da Educação Especial.
Carga Horária: 60
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA
Princípios da colaboração. Modelos e estágios de colaboração. Requisitos e habilidades para o trabalho colaborativo. Planejamento colaborativo. Aplicabilidade do trabalho colaborativo. Avaliação das ações colaborativas.
Carga Horária: 60
SERVIÇOS DE APOIO, CURRÍCULO E ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Estudo das diferentes abordagens e ferramentas pedagógicas de ensino e das perspectivas de currículos para apoiar a escolarização do estudante público alvo da Educação Especial, com destaque para as seguintes concepções:
§ atendimento educacional especializado;
§ flexibilização curricular e as diferenciações pedagógicas;
§ da individualização aos níveis diversificados de ensino;
§ adaptações curriculares;
§ acomodações e modificações no ensino;
§ currículos especiais;
§ comunidades de aprendizagem;
§ modelo de atendimento à diversidade;
§ modelo de consultoria colaborativa;
§ modelo de coensino e o desenho universal para a aprendizagem.
Carga Horária: 60
TECNOLOGIA ASSISTIVA E RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Estudo do uso da Tecnologia Assistiva e dos recursos computacionais (softwares e hardwares) no campo da Educação Especial, com ênfase na prescrição, seleção, elaboração, confecção, implementação, avaliação e utilização no processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial.
Carga Horária: 60
TÓPICOS AVANÇADOS EM MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA QUALITATIVA
Aprofundamento dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, de seus instrumentos e técnicas de produção e análise de dados. Estudo e aplicação de softwares em pesquisas qualitativas.
Carga Horária: 60
TÓPICOS AVANÇADOS EM MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA QUANTITATIVA
Destina-se ao aprofundamento dos estudos relacionados aos delineamentos da pesquisa quantitativa, com ênfase na população e amostragem, variáveis, estatística descritiva, uso de escalas e questionários, elaboração e análise de gráficos, dados agregados, média, variância, desvio e erro padrão, distribuição normal, testes de hipótese, análises paramétricas (Teste t de Student, Análise de variância) e não paramétrica e na correlação e regressão. Uso de softwares no processo de análise de dados quantitativos.
Carga Horária: 60