Grade Curricular

Disciplina

Ementa (resumo)

Carga Horária

Estudos sobre a Deficiência em Educação

 

Discute o cenário da invisibilidade da pessoa com deficiência e problematiza as crenças e as noções de normalidade, as consequências psicossociais da rotulação.

Os modelos de estudo da deficiência e a inclusão como questão de justiça social, proporcionando uma maneira alternativa de pensar a deficiência, deslocada do estudante e de seus corpos, para as inacessíveis estruturas e práticas escolares.

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Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos da Educação Especial

Analisar e discutir os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Educação Especial no contexto brasileiro e internacional, assim como os fatores que constituíram a Educação Especial como um campo responsável pelos sujeitos com deficiência.

Compreender a organização das modalidades de atendimento educacional destinadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial nas políticas educacionais e os processos de in/exclusão desse público no contexto escolar brasileiro.

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Pesquisa em Educação Especial

Destina-se ao estudo das bases epistemológicas da pesquisa em educação, dos principais elementos constitutivos de uma de investigação científica, dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto de pesquisa, com destaque para suas principais semelhanças e diferenças, e ao acompanhamento e debate dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes do programa durante a disciplina, sob orientação de seu orientador.

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Avaliação em Educação Especial

Análise e discussão das diferentes concepções de avaliação da aprendizagem, das suas dimensões políticas, éticas, pedagógicas e técnicas.

Estudo do uso da avaliação na identificação do estudante público-alvo da Educação Especial, no planejamento do ensino e no desempenho acadêmico. Produção de instrumentos de avaliação.

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Comunicação Alternativa e Aumentativa

  • Análise das concepções e funções da linguagem.
  • As diferentes formas de comunicação.
  • Estudo da Comunicação Aumentativa e Alternativa: conceito, indicações e usuário.
  • Análise dos recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa.
  • Elaboração de pranchas para Comunicação Aumentativa e Alternativa.
  • Análise dos Softwares de Comunicação Aumentativa e Alternativa.

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Desenvolvimento e Validação de Produtos Aplicados à Educação Especial

Estudo das definições de criação, inovação e criatividade no processo de produtos em Educação em Especiais.

Criar, desenvolver e produzir produtos inovadores em diferentes linguagens, para potencializar o processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial e o trabalho dos profissionais que apoiam essa população no contexto educacional.

Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais.

O uso da patente para proteção do trabalho intelectual.

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Formação de Recursos Humanos em Educação Especial

Análise e discussão do cenário da formação no campo da Educação Especial.

Compreensão das demandas para a formação de recursos humanos em Educação Especial, considerando as necessidades do sistema educacional brasileiro e da escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial.

Estudo de programas de formação planejados para prover formação inicial ou continuada no campo da Educação Especial.

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Princípios e Práticas do Trabalho Colaborativo na Escola

  • Princípios da colaboração.
  • Modelos e estágios de colaboração.
  • Requisitos e habilidades para o trabalho colaborativo.
  • Planejamento colaborativo.
  • Aplicabilidade do trabalho colaborativo.
  • Avaliação das ações colaborativas.

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Serviços de Apoio, Currículo e Ensino em Educação Especial

Estudo das diferentes abordagens e ferramentas pedagógicas de ensino e das perspectivas de currículos para apoiar a escolarização do estudante público alvo da Educação Especial, com destaque para as seguintes concepções:

  • atendimento educacional especializado;
  • flexibilização curricular e as diferenciações pedagógicas;
  • da individualização aos níveis diversificados de ensino;
  • adaptações curriculares;
  • acomodações e modificações no ensino;
  • currículos especiais;
  • comunidades de aprendizagem;
  • modelo de atendimento à diversidade;
  • modelo de consultoria colaborativa;
  • modelo de coensino e o desenho universal para a aprendizagem.

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Tecnologia Assistiva e Recursos Computacionais Aplicados à Educação Especial

Estudo do uso da Tecnologia Assistiva e dos recursos computacionais (softwares e hardwares) no campo da Educação Especial, com ênfase na prescrição, seleção, elaboração, confecção, implementação, avaliação e utilização no processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial.

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Tópicos Avançados em Métodos e Técnicas da Pesquisa Qualitativa

  • Aprofundamento dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, de seus instrumentos e técnicas de produção e análise de dados.
  • Estudo e aplicação de softwares em pesquisas qualitativas.

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Tópicos Avançados em Métodos e Técnicas da Pesquisa Quantitativa

Destina-se ao aprofundamento dos estudos relacionados aos delineamentos da pesquisa quantitativa, com ênfase na população e amostragem, variáveis, estatística descritiva, uso de escalas e questionários, elaboração e análise de gráficos, dados agregados, média, variância, desvio e erro padrão, distribuição normal, testes de hipótese, análises paramétricas (Teste t de Student, Análise de variância) e não paramétrica e na correlação e regressão.

Uso de softwares no processo de análise de dados quantitativos.

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