Grade Curricular
Disciplina |
Ementa (resumo) |
Carga Horária |
Estudos sobre a Deficiência em Educação
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Discute o cenário da invisibilidade da pessoa com deficiência e problematiza as crenças e as noções de normalidade, as consequências psicossociais da rotulação. Os modelos de estudo da deficiência e a inclusão como questão de justiça social, proporcionando uma maneira alternativa de pensar a deficiência, deslocada do estudante e de seus corpos, para as inacessíveis estruturas e práticas escolares. |
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Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos da Educação Especial |
Analisar e discutir os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Educação Especial no contexto brasileiro e internacional, assim como os fatores que constituíram a Educação Especial como um campo responsável pelos sujeitos com deficiência. Compreender a organização das modalidades de atendimento educacional destinadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial nas políticas educacionais e os processos de in/exclusão desse público no contexto escolar brasileiro. |
60 |
Pesquisa em Educação Especial |
Destina-se ao estudo das bases epistemológicas da pesquisa em educação, dos principais elementos constitutivos de uma de investigação científica, dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto de pesquisa, com destaque para suas principais semelhanças e diferenças, e ao acompanhamento e debate dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes do programa durante a disciplina, sob orientação de seu orientador. |
60 |
Avaliação em Educação Especial |
Análise e discussão das diferentes concepções de avaliação da aprendizagem, das suas dimensões políticas, éticas, pedagógicas e técnicas. Estudo do uso da avaliação na identificação do estudante público-alvo da Educação Especial, no planejamento do ensino e no desempenho acadêmico. Produção de instrumentos de avaliação. |
60 |
Comunicação Alternativa e Aumentativa |
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Desenvolvimento e Validação de Produtos Aplicados à Educação Especial |
Estudo das definições de criação, inovação e criatividade no processo de produtos em Educação em Especiais. Criar, desenvolver e produzir produtos inovadores em diferentes linguagens, para potencializar o processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial e o trabalho dos profissionais que apoiam essa população no contexto educacional. Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais. O uso da patente para proteção do trabalho intelectual. |
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Formação de Recursos Humanos em Educação Especial |
Análise e discussão do cenário da formação no campo da Educação Especial. Compreensão das demandas para a formação de recursos humanos em Educação Especial, considerando as necessidades do sistema educacional brasileiro e da escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial. Estudo de programas de formação planejados para prover formação inicial ou continuada no campo da Educação Especial. |
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Princípios e Práticas do Trabalho Colaborativo na Escola |
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Serviços de Apoio, Currículo e Ensino em Educação Especial |
Estudo das diferentes abordagens e ferramentas pedagógicas de ensino e das perspectivas de currículos para apoiar a escolarização do estudante público alvo da Educação Especial, com destaque para as seguintes concepções:
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Tecnologia Assistiva e Recursos Computacionais Aplicados à Educação Especial |
Estudo do uso da Tecnologia Assistiva e dos recursos computacionais (softwares e hardwares) no campo da Educação Especial, com ênfase na prescrição, seleção, elaboração, confecção, implementação, avaliação e utilização no processo de escolarização do estudante público-alvo da Educação Especial. |
60 |
Tópicos Avançados em Métodos e Técnicas da Pesquisa Qualitativa |
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Tópicos Avançados em Métodos e Técnicas da Pesquisa Quantitativa |
Destina-se ao aprofundamento dos estudos relacionados aos delineamentos da pesquisa quantitativa, com ênfase na população e amostragem, variáveis, estatística descritiva, uso de escalas e questionários, elaboração e análise de gráficos, dados agregados, média, variância, desvio e erro padrão, distribuição normal, testes de hipótese, análises paramétricas (Teste t de Student, Análise de variância) e não paramétrica e na correlação e regressão. Uso de softwares no processo de análise de dados quantitativos. |
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