Linhas de Pesquisa
LINHA DE PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - UNCISAL
ORIENTADOR/A |
TEMÁTICA |
RESUMO |
Profa. Dra. Alessandra Bonorandi Dounis |
Processos Colaborativos para Formação Profissional e Serviços de Apoio à Inclusão Escolar na Educação Infantil e Etapas Iniciais do Ensino Fundamental. |
Projetos de pesquisa que incluam em seus objetivos a Investigação do planejamento, do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de programas de formação e/ou de serviços de apoio à inclusão do público alvo da educação especial, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os projetos devem ser elaborados com base em metodologias relacionadas às pesquisas do tipo colaborativas, com escopo teórico relacionado ao materialismo histórico-dialético e/ou à psicologia sócio-histórica. |
Profa. Dra. Emanuella Pinheiro de Farias Bispo |
Formação de Recursos Humanos em Educação Especial. |
Os projetos propostos devem compreender as demandas para a formação de recursos humanos em Educação Especial, considerando a formação interprofissional, currículo, avaliação e planejamento na perspectiva da Educação Inclusiva. |
Profa. Dra. Mara Cristina Ribeiro |
Desenvolvimento de Programas de Formação e Serviços de Educação Especial. |
Destina-se ao estudo de projetos que almejam planejar, desenvolver e avaliar programas de formação para profissionais de diferentes áreas do conhecimento e serviços de Educação Especial, com vistas o atendimento das necessidades educacionais do público alvo da Educação Especial. Os projetos devem apresentar como perspectiva teórica “Os estudos sobre a Deficiência” (Disability Studies). |
LINHA DE PESQUISA 2: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – UNCISAL
ORIENTADOR/A |
TEMÁTICA |
RESUMO |
Profa. Dra. Carmen Silvia Motta Bandini |
Tecnologia Educacional e a Escolarização do Público-Alvo da Educação Especial. |
Os projetos propostos devem ter como objetivos: 1) investigar, descrever e/ou implementar práticas de ensino voltadas para o desenvolvimento de repertórios de linguagem, com ênfase nos comportamentos de leitura e de escrita, do público-alvo da Educação Especial; 2) desenvolver e avaliar programas de ensino voltados para a aquisição de repertórios de linguagem do público-alvo da Educação Especial. Os projetos devem ser voltados as metodologias baseadas em evidência cientifica, típicas das utilizadas pela Análise do Comportamento Aplicada Applied Behavior Analysis - ABA). |
Profa. Dra. David dos Santos Calheiros |
Tecnologia Educacional e a Inclusão na Educação Superior. |
Os projetos propostos devem buscar por meio das suas investigações planejar, desenvolver, implementar e avaliar novas tecnologias educacionais, com vistas a garantir o acesso ao currículo acadêmico dos universitários com deficiência no âmbito da Educação Superior. |
Profa. Dra. Emanuele Mariano de Souza Santos |
Inclusão, Tecnologia Educacional e Participação de Estudantes com Deficiência no Contexto Escolar. |
Os projetos propostos devem: Procurar por meio do planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de novas tecnologias educacionais a participação ativa dos estudantes com deficiência nas atividades cotidianas do contexto escolar, mediante ações colaborativas envolvendo a criança, família, professores e escola. Os projetos devem ser elaborados com base em metodologias relacionadas às pesquisas do tipo colaborativo, com escopo teórico na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. |
Profa. Dra. Heloisa Helena Motta Bandini |
Tecnologia Educacional e a Escolarização do Público-Alvo da Educação Especial. |
Os projetos propostos devem ter como objetivos: 1) investigar as relações entre as diferentes habilidades pré-requisito para aquisição repertórios de linguagem, com ênfase nos comportamentos de leitura e de escrita, do público-alvo da Educação Especial; 2) desenvolver e avaliar programas de ensino voltados para o desenvolvimento da linguagem escrita do público-alvo da Educação Especial. |
LINHA PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – UFAL
ORIENTADOR/A |
TEMÁTICA |
RESUMO |
Prof. Dr. Bruno Cleiton Macedo do Carmo |
Desenvolvimento de Ferramenta da para a Avaliação de Política Públicas de Formação de Profissionais Educação Especial. |
A formação de profissionais para atender ao público-alvo da Educação Especial é uma questão indispensável na proposição de um sistema de ensino inclusivo. Contudo, a eficácia dos programas de formação vem sendo questionada ao longo dos anos. Nesse contexto, projetos de pesquisa que busquem desenvolver ferramentas capazes de avaliar a qualidade e os impactos educacionais de cursos de formação de profissionais para atender a pessoas com deficiência e superdotação/altas habilidades no ambiente escolar ganham importância, na medida em que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas de formação de recursos humanos para remover barreiras no processo de ensino-aprendizagem desse público em específico. Para isso, um dos caminhos a serem percorridos é a elaboração de ferramentas para análise dos bancos de dados disponibilizados pelo poder público como Censos Escolares; Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE); entre outros índices e resultados de avaliações padronizadas. |
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos |
Inclusão Educacional e os Marcadores Sociais da Diferença: Uma Perspectiva Interseccional em Instituições Escolares. |
Os projetos de pesquisa submetidos deverão abordar sobre a inclusão educacional e os marcadores sociais da diferença em Instituições Escolares. Como apoio teórico para análise da dimensão de marcadores de diferença, é defendida a interpretação interseccional como um caminho viável por permitir o entrecruzar de fatores diversos, nos quais gênero, sexualidade, raça, deficiência, classe, religião, nacionalidade, sexualidade, geração, entre outros, não são variáveis independentes, mas se cruzam (Collins, Bilge, 2021). Neste contexto este Projeto pretende investigar o processo de inclusão de estudantes público alvo da Educação Especial, além da formação e da prática pedagógica dos professores, a fim de compreender como os marcadores sociais da diferença, na perspectiva da interseccionalidade, atravessam as Instituições Educacionais. |
Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes |
Formação inicial e continuada de professores visando o processo de escolarização, em uma perspectiva inclusiva, de estudantes do público alvo da Educação Especial e professores do Atendimento Educacional Especializado. |
Os projetos de pesquisas deverão tratar sobre o processo de formação inicial e continuada de professores de diferentes áreas do conhecimento, visando a promoção da inclusão de estudantes do público alvo da Educação Especial. Especificamente em relação a formação continuada, devem focar nas práticas colaborativas e críticas desenvolvidas no contexto do trabalho docente. Também poderão ser propostos projetos de pesquisas sobre a formação de profissionais de apoio à escolarização do público alvo da Educação Especial, incluindo intérpretes de Libras e guia-intérpretes. O referencial teórico sustenta-se na Psicologia Sócio-Histórica, principalmente na obra de Vygotsky. |
Prof. Dr. Nágib José Mendes dos Santos |
Formação de docentes e profissionais do Atendimento Educacional Especializado e outros envolvidos diretamente no apoio à inclusão escolar da pessoa com deficiência. |
Os projetos de pesquisa deverão se debruçar sobre o processo de formação inicial e continuada do docente, e/ou profissional de apoio, que irá atuar junto às pessoas com deficiência no contexto da educação especial/inclusiva, a saber:
Ainda poderão ser propostos projetos sobre o processo de formação de instrutores-mediadores; guia-intérpretes e intérpretes de Libras que atuam no contexto educacional. A base teórica utilizada consistirá nas obras vigotskianas, e nas dos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. |
LINHA PESQUISA 2: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – UFAL
ORIENTADOR/A |
TEMÁTICA |
RESUMO |
Profa. Dra. Daniela Mendonça Ribeiro |
O Uso da Videomodelação para Ensinar Professores a Utilizarem Estratégias que Promovam a Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
O objetivo deste projeto é verificar a eficiência da videomodelação para ensinar professores a utilizarem estratégias que promovam a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. O referencial teórico é a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a qual tem demonstrado sua efetividade para ensinar tanto novas habilidades para pessoas com TEA quanto estratégias metodológicas para professores, cuidadores e outros profissionais que atuam com esta população. O projeto será conduzido em quatro etapas: (1) revisão sistemática da literatura, (2) produção do vídeo, (3) validação do vídeo, e (4) utilização do vídeo com professores de estudantes com TEA. Os resultados contribuirão para que os professores atuem de maneira mais eficiente na promoção da aprendizagem de estudantes com TEA. |
Profa. Dra. Deise Juliana Francisco |
Recursos de Tecnologias para a Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico. |
O projeto de pesquisa se insere na construção de caminhos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência e sofrimento psíquico em ambientes escolares e não escolares. |
Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques |
Produção, Validação e Aplicação do |
O objetivo deste projeto é produzir, validar e aplicar um framework para avaliar a acessibilidade de ferramentas de avaliação e ensino voltadas ao repertório escolar de estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE). |