Linhas de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - UNCISAL  

ORIENTADOR/A  

TEMÁTICA  

RESUMO  

Profa. Dra. Alessandra Bonorandi Dounis  

Processos        Colaborativos para Formação Profissional e Serviços de Apoio à Inclusão Escolar na Educação Infantil e Etapas Iniciais do Ensino Fundamental.  

Projetos de pesquisa que incluam em seus objetivos a Investigação do planejamento, do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de programas de formação e/ou de serviços de apoio à inclusão do público alvo da educação especial, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.   

Os projetos devem ser elaborados com base em metodologias relacionadas às pesquisas do tipo colaborativas, com escopo teórico relacionado ao materialismo histórico-dialético e/ou à psicologia sócio-histórica.  

Profa. Dra. Emanuella Pinheiro de Farias Bispo  

Formação de Recursos Humanos em Educação Especial.  

Os projetos propostos devem compreender as demandas para a formação de recursos humanos em Educação Especial, considerando a formação interprofissional, currículo, avaliação e planejamento na perspectiva da Educação Inclusiva.  

Profa. Dra. Mara Cristina Ribeiro  

Desenvolvimento de Programas de Formação e Serviços de Educação  Especial.  

Destina-se ao estudo de projetos que almejam planejar, desenvolver e avaliar programas de formação para profissionais de diferentes áreas do conhecimento e serviços de Educação Especial, com vistas o atendimento das necessidades educacionais do público alvo da Educação Especial. Os projetos devem apresentar como perspectiva teórica “Os estudos sobre a Deficiência” (Disability Studies).

LINHA DE PESQUISA 2: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – UNCISAL  

ORIENTADOR/A  

TEMÁTICA  

RESUMO  

Profa. Dra. Carmen Silvia Motta Bandini

Tecnologia Educacional e a Escolarização do Público-Alvo da Educação Especial.  

Os projetos propostos devem ter como objetivos:   

1) investigar, descrever e/ou implementar práticas de ensino voltadas para o desenvolvimento de repertórios de linguagem, com ênfase nos comportamentos de leitura e de escrita, do público-alvo da Educação Especial;  

2) desenvolver e avaliar programas de ensino voltados para a aquisição de repertórios de linguagem do público-alvo da Educação Especial.  

Os projetos devem ser voltados as metodologias baseadas em evidência cientifica, típicas das utilizadas pela Análise do Comportamento Aplicada Applied Behavior Analysis - ABA).  

Profa.   Dra.  David  dos Santos  Calheiros  

Tecnologia Educacional e a Inclusão na Educação Superior.  

Os projetos propostos devem buscar por meio das suas investigações planejar, desenvolver, implementar e avaliar novas tecnologias educacionais, com vistas a garantir o acesso ao currículo acadêmico dos universitários com deficiência no âmbito da Educação Superior.  

Profa. Dra. Emanuele Mariano de Souza Santos  

Inclusão, Tecnologia Educacional e  Participação de Estudantes com Deficiência no Contexto Escolar.  

Os projetos propostos devem: Procurar por meio do planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de novas tecnologias educacionais a participação ativa dos estudantes com deficiência nas atividades cotidianas do contexto escolar, mediante ações colaborativas envolvendo a criança, família, professores e escola.   

Os projetos devem ser elaborados com base em metodologias relacionadas às pesquisas do tipo colaborativo, com escopo teórico na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

Profa. Dra. Heloisa Helena Motta Bandini  

Tecnologia Educacional e a Escolarização do Público-Alvo da Educação Especial.  

Os projetos propostos devem ter como objetivos:   

1) investigar as relações entre as diferentes habilidades pré-requisito para aquisição repertórios de linguagem, com ênfase nos comportamentos de leitura e de escrita, do público-alvo da Educação Especial;   

2) desenvolver e avaliar programas de ensino voltados para o desenvolvimento da linguagem escrita do público-alvo da Educação Especial.  

  


 

LINHA PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – UFAL  

ORIENTADOR/A  

TEMÁTICA  

RESUMO  

Prof. Dr.  Bruno Cleiton Macedo do Carmo  

Desenvolvimento de Ferramenta da  para a Avaliação de Política Públicas de Formação de Profissionais Educação Especial.  

A formação de profissionais para atender ao público-alvo da Educação Especial é uma questão indispensável na proposição de um sistema de ensino inclusivo.   

Contudo, a eficácia dos programas de formação vem sendo questionada ao longo dos anos. Nesse contexto, projetos de pesquisa que busquem desenvolver ferramentas capazes de avaliar a qualidade e os impactos educacionais de cursos de formação de profissionais para atender a pessoas com deficiência e superdotação/altas habilidades no ambiente escolar ganham importância, na medida em que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas de formação de recursos humanos para remover barreiras no processo de ensino-aprendizagem desse público em específico.   

Para isso, um dos caminhos a serem percorridos é a elaboração de ferramentas para análise dos bancos de dados disponibilizados pelo poder público como Censos Escolares; Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE); entre outros índices e resultados de avaliações padronizadas.  

Profa. Dra. Soraya Dayanna  Guimarães Santos

Inclusão  Educacional e os Marcadores Sociais da Diferença: Uma Perspectiva Interseccional em Instituições Escolares.

Os projetos de pesquisa submetidos deverão abordar sobre a inclusão educacional e os marcadores sociais da diferença em Instituições Escolares. Como apoio teórico para análise da dimensão de marcadores de diferença, é defendida a interpretação interseccional como um caminho viável por permitir o entrecruzar de fatores diversos, nos quais gênero, sexualidade, raça, deficiência, classe, religião, nacionalidade, sexualidade, geração, entre outros, não são variáveis independentes, mas se cruzam (Collins, Bilge, 2021).   

Neste contexto este Projeto pretende investigar o processo de inclusão de estudantes público alvo da Educação Especial, além da formação e da prática pedagógica dos professores, a fim de compreender como os marcadores sociais da diferença, na perspectiva da interseccionalidade, atravessam as Instituições Educacionais.

Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Formação inicial e continuada de professores visando o processo de escolarização, em uma perspectiva inclusiva, de estudantes do público alvo da Educação Especial e  professores do Atendimento Educacional  Especializado.  

Os projetos de pesquisas deverão tratar sobre o processo de formação inicial e continuada de professores de diferentes áreas do conhecimento, visando a promoção da inclusão de estudantes do público alvo da Educação Especial.   Especificamente em relação a formação continuada, devem focar nas práticas colaborativas e críticas desenvolvidas no contexto do trabalho docente.

Também poderão ser propostos projetos de pesquisas sobre a formação de profissionais de apoio à escolarização do público alvo da Educação Especial, incluindo intérpretes de Libras e guia-intérpretes. O referencial teórico sustenta-se na Psicologia Sócio-Histórica, principalmente na obra de Vygotsky.  

Prof. Dr. Nágib José Mendes dos Santos

Formação de docentes e profissionais do Atendimento Educacional Especializado e outros envolvidos diretamente no apoio à inclusão escolar da pessoa com deficiência.

Os projetos de pesquisa deverão se debruçar sobre o processo de formação inicial e continuada do docente, e/ou profissional de apoio, que irá atuar junto às pessoas com deficiência no contexto da educação especial/inclusiva, a saber:   

  • Formação do/a profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE);  
  • Atendimento Educacional Especializado Bilíngue (AEEB);  
  • Profissional de apoio na educação especial.   

Ainda poderão ser propostos projetos sobre o processo de formação de instrutores-mediadores; guia-intérpretes e intérpretes de Libras que atuam no contexto educacional. 

A base teórica utilizada consistirá nas obras vigotskianas, e nas dos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica.

LINHA PESQUISA 2: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – UFAL  

ORIENTADOR/A  

TEMÁTICA  

RESUMO  

Profa. Dra.  Daniela Mendonça Ribeiro

O Uso da Videomodelação para Ensinar Professores a Utilizarem Estratégias que Promovam a Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)  

O objetivo deste projeto é verificar a eficiência da videomodelação para ensinar professores a utilizarem estratégias que promovam a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular.   

O referencial teórico é a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a qual tem demonstrado sua efetividade para ensinar tanto novas habilidades para pessoas com TEA quanto estratégias metodológicas para professores, cuidadores e outros profissionais que atuam com esta população.   

O projeto será conduzido em quatro etapas: (1) revisão sistemática da literatura, (2) produção do vídeo, (3) validação do vídeo, e (4) utilização do vídeo com professores de estudantes com TEA.   

Os resultados contribuirão para que os professores atuem de maneira mais eficiente na promoção da aprendizagem de estudantes com TEA.  

Profa. Dra. Deise Juliana Francisco

Recursos de Tecnologias para a Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico.

O projeto de pesquisa se insere na construção de caminhos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência e sofrimento psíquico em ambientes escolares e não escolares.

Objetiva fomentar práticas pedagógicas inclusivas com apoio de dispositivos tecnológicos, com vistas à inclusão e letramento digital. Para tanto, acolhe desenvolvimento de dispositivos e aplicativos, análise dos mesmos em termos pedagógicos, psicológicos e relacionais e propostas e desenvolvimento de práticas em ambientes escolares e não escolares.

Temas como interação homem-máquina, inteligência artificial, jogos, robótica e cultura maker são bem vindos, associados à acessibilidade. A metodologia da pesquisa é de pesquisa-intervenção, partindo da interação entre participantes da pesquisa e pesquisadores, baseados nos critérios éticos de promoção de bem estar, equidade e cuidado.

Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques

Produção, Validação e Aplicação do
Framework de Avaliação da Acessibilidade de Ferramentas de Avaliação e Ensino do Repertório Escolar de Estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE).

O objetivo deste projeto é produzir, validar e aplicar um framework para avaliar a acessibilidade de ferramentas de avaliação e ensino voltadas ao repertório escolar de estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE).

O projeto será desenvolvido em três fases: produção do framework, validação com especialistas em educação especial e acessibilidade, e aplicação em contextos reais. O framework orientará a escolha e/ou adaptação de ferramentas acessíveis, visando melhorar o aprendizado dos estudantes PAEE.

A validação será feita por profissionais com experiência em educação especial e acessibilidade, garantindo relevância e aplicabilidade. A fase de aplicação testará o framework em ambientes educacionais reais e/ou simulados, proporcionando feedback para aprimoramento. Este projeto visa otimizar recursos pedagógicos para estudantes PAEE, contribuindo para uma educação mais inclusiva e eficaz.