Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF

O Mestrado Profissional em Educação Física Escolar do IEFE-UFAL é o primeiro de Alagoas na área.

No dia 14 de abril de 2023 ocorreu a Solenidade de Abertura do primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do IEFE: o Programa de Mestrado em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

O evento, que fez parte da Semana Acadêmica de Educação Física, contou com a presença do Reitor, Josealdo Tonholo, a Pró-Reirtora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAL, profa. Iraildes Assunção, a Direção do IEFE junto com o corpo docente, discente, técnico-administrativo do IEFE, a Coordenação do ProEF (polo Maceió)   e de membros do PROFLETRAS, que participaram da Conferência intitulada “A Formação em Mestrados Profissionais para Educadoras/es: desafios e contribuições.

Solenidade ProEF.jpeg

Programação do Evento

Programação.jpeg

A solenidade contou também com apresentações artístico-culturais de integrantes da comunidade acadêmica do IEFE: música (violão e sax) e grupo de dança formado por alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física.

Música Violão e Sax.JPG

Fotos das apresentações

Grupo de Dança.JPG

A solenidade foi marcada pela emoção dos docentes presentes. O primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do IEFE concretiza de um sonho pelo qual a unidade acadêmica tem lutado há anos. A Coordenadora do Programa, profa. Neiza Fumes, cita a relevância de fazer parte de um momento histórico que foi realizado coletivamente. Já o Vice-Coordenador, prof. Silvan Menezes, enfatiza que a “longa batalha travada para implantação do mestrado profissional”.

Professora Neiza.JPG

Fotos dos docentes presentes

Prof. Silvan Menezes.JPG

Profa. Leonéa Santiago.JPG

Prof. Antônio Passos.JPG

Durante o intervalo da Solenidade para o coffee-break, também aconteceu, no hall da Reitoria, a exposição científica dos trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Fisiologia e Treinamento Aplicado ao Exercício Físico (IEFE-UFAL) coordenada pelo professor Filipe Sousa.

Em seguida, a professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da UFAL, Fabiana Pincho de Oliveira, e o egresso do PROFLETRAS, Osvaldo Epifânio dos Santos, trouxeram ricas reflexões e experiências do programa que atua na área formação continuada de professores da rede pública tal qual o ProEF atuará.

Palestra do ProfLetras.JPG

A gravação da Conferência “A formação em mestrados profissionais para educadores: desafios e contribuições” poderá ser assistida  no YouTube clicando neste link.

Você poderá conferir mais notícias sobre este evento e sobre o ProEF nos links abaixo: